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As câmeras de segurança já não são só para vigiar os malfeitores. Agora, elas também são ferramentas de marketing para as pequenas empresas.

Uma série de novas tecnologias está permitindo que os donos de lojas usem suas câmeras de segurança e gravadores de vídeo digital para afiar a promoção de produtos e dar impulso às vendas.

Os novos serviços ajudam a coletar dados sobre como e onde os clientes gastam mais tempo em uma loja e como a distribuição do espaço impede ou ajuda o fluxo do tráfego, além de dados demográficos dos visitantes. Logo, os proprietários podem obter uma análise dos dados organizada em listas de estatísticas, gráficos ou mapas, para descobrir se a loja deve ser reorganizada ou se os horários dos funcionários precisam ser alterados. Eles também podem usar o sistema para manter um olho nos negócios enquanto estão fora.

A ideia por trás desses sistemas não é nova. Mas alguns serviços que estão sendo lançados nos Estados Unidos hoje - como Prism, RetailNext e Scene Tap - são bem mais acessíveis para pequenas empresas. A tecnologia traz outra vantagem: em vez de usar equipamentos especializados, os novos sistemas utilizam o serviço de armazenagem na nuvem aproveitando equipamentos de segurança já existentes.

"Tinha cerca de 15 câmeras instaladas e um DVR, que nunca usava", diz Ivor Bradley, proprietário de um café e um restaurante em San Francisco. "Eles estavam lá apenas para efeito de segurança, em caso de algo acontecer."

Hoje, Bradley usa o Prism para monitorar os negócios enquanto está fora. Ele estuda onde os clientes vão e o que estão comprando para ter uma ideia dos padrões de compra. O sistema já ajudou a reduzir pela metade o tempo de espera de clientes na hora do almoço.


Fonte: Valor Econômico