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Brasileiros com contas no Banco do Brasil (BB) passam a ter a opção de emitir boletos usando mensagens do WhatsApp. O sistema de cobrança foi criado oficialmente nesta semana, e clientes podem entrar no chat da conta comercial do banco no mensageiro também para alterar e consultar boletos já emitidos. A ferramenta, segundo a instituição, deve beneficiar principalmente os pequenos empreendedores.

Conta PJ do Banco do Brasil pode emitir e consultar boletos
Para dar início ao processo de consulta ou emissão de boletos, o usuário deve entrar em contato com a conta comercial do Banco do Brasil no WhatsApp. Em seguida, ele deve digitar “#PJ” para desbloquear as opções relacionadas à cobrança de boletos.

O usuário deve então digitar “preciso registrar o boleto”. O sistema vai oferecer três alternativas: emitir, consultar ou alterar boletos. Para efetuar qualquer uma das operações, é preciso informar a “chave J”, uma senha específica para clientes PJ do Banco do Brasil.

O sistema leva o usuário até o aplicativo do BB, que pedirá dados do cliente, tais como CPF, nome, endereço e complemento, e informações relacionadas ao pagamento: valor e vencimento.

O boleto é gerado logo após a confirmação pessoal dos dados inscritos. O cliente pode ainda encaminhá-lo a outros usuários pelo WhatsApp. Se o usuário quiser consultar os boletos emitidos, ele pode digitar “preciso consultar um boleto”. O sistema mostra, então, as seguintes opções de consulta da 2ª via do boleto:

Por meio de consórcio
DDA (Débito Direto Autorizado)
Fatura do cartão
Ou emissão por empresas.
Caso precise alterar os dados do boleto, o cliente pode digitar “preciso alterar um boleto”. Isso desbloqueia opções para que o usuário altere:

Abatimento
Modalidade do boleto
Data de vencimento
Cancelamento da data de vencimento
Juros
Multa
Protestos
As duas opções — de consulta e de alterar boletos — geram um documento em PDF que pode ser compartilhado pelo usuário.

WhatsApp Pay chegou ao Brasil com suporte a cliente do BB
Em março, o Banco Central (BC) autorizou que fossem efetuados pagamentos pelo WhatsApp, por meio do Facebook Pagamentos. O Banco do Brasil foi um dos primeiros na categoria a desenvolver um chatbot especial para consultas de clientes na plataforma, que podem efetuar depósitos e pré-pagos.

Contudo, o WhatsApp Pay chegou ao Brasil de fato só dois meses depois, com suporte para cartões de crédito Visa e Mastercard e clientes de apenas alguns bancos, como o BB, o Nubank e o Itaú.

Com informações: EBC